domingo, 10 de maio de 2009

Historial

1934-1944


A marca francesa de automóveis Simca (Société Industrielle de Mécanique et de Carrosserie Automobile) foi fundada em 1935 pelo Senhor Henri-Théodore Pigozzi, e começou por produzir Fiat sob licença os Simca-Fiat, o Fiat 508 Balilla (6CV) e Ardita (11CV).
De seguida compra a fábrica Donnet-Zédel em Nanterre e começa a produzir o Simca 5 (Fiat Topolino), que se vende em França com 15000 exemplares produzidos até 1938.
Em Avril de 1936 começa a produção do Simca 8 1100 (Fiat 1100) que ofereçe 4 portas e 4 lugares. Entre Dezembro de 1937 e fim de 1939 são produzidos 14737 exemplares, chegando ainda a existir uma versão coupé de 2 lugares.
Em 1939 a Simca participa nas 24 Horas Du Mans, com o Simca 8 1100 preparado por Amédée Gordini.
No entanto começa a II guerra mundial, e durante este período são produzidos 8261 Simca 8 e 7553 Simca 5.


1945-1949

Durante o conflito a fábrica de Nanterre não foi destruída, e a produção do Simca 5 nem sequer foi interrompida, mas a do Simca 8 foi suspendida entre 1945 e 1947. Em 1946 foram produzidos 8000 veículos. Em 1947 a Simca apresenta o novo modelo, Simca 6, que deriva do Simca 5 e possui um motor de 570 cm3 e 16 cv, para um consumo de 5 litros aos 100 km, sendo o seu principal defeito ter apenas 2 lugares, a sua produção termina em 1950. Após o fim do racionamento da gasolina em 1949 a Simca lança o Simca 8 1200, este carro estava equipado com um motor de 1221 cm3 e tinha 40 cv sendo capaz de atingir os 120 km/h. Este motor 1200 é o primeiro motor diferente dos Fiat a equipar um Simca, apesar deste derivar do motor 1100 da Fiat. Gordini vai puxar este motor até aos 1440 cm3 para equipar os seus carros de competição, ou 1490 cm3 nos carros de fórmula 1. Em 1949, os seus carros vão ganhar o grande prémio de Angoulême e de Marseille, no grande prémio da ACF um dos eus carros acaba 3º com Scaron ao volante; Serão tambem pilotados por Maurice Trintignant.


1950-1951

Em 1950 Henri-Théodore Pigozzi compra a licença de fabricação ao Stabilimenti Farina do Fiat 1100, que servirá de base para o futuro Simca 9 Aronde. O famoso Simca 9 Aronde quando sai em 31 de Maio de 1951, é o primeiro Simca totalmente francês, não tendo nada em comum com os Fiat 1400 da época. A carroceria foi desenhada por Roger Dumas, tendo um estilo muito "americanizado".....()o que lhe dá um aspecto bastante moderno face a Traction e aos outros concorrentes da época. Está equipado com um motor de 1221 cm3 do Simca 8 1200 com potência aumentada para 45 cv.


1952-1959

Os ultimos exemplares do Simca 8 1200 saem da fábrica em Julho de 1951, dando lugar ao Simca 9 Aronde.
Em outubro de 1951 a gama aumenta com 2 modelos novos; o Comercial, que é uma carrinha de 2 portas com a parte de trás completamente vidrada, recebendo posteriormente a designação de Châtelaine e a Messagère, uma carrinha de 2 portes com a traseira toda em chapa. A Châtelaine utiliza o motor de 45 cv do carro, mas a Messagère é equipado com o motor 1221 cm3 com 37 cv. Em Outubro 1951 o Simca 8 Sport e rebaptizado de Simca 9 Sport, assenta no mesmo chassi do Simca Aronde, mas possui um motor com potência aumentada para 51 cv, recebendo ainda um lifting adoptando uma frente mais moderna e uma grande melhoria técnica.

No salão de Paris de 1952, a Simca revela um coupé hard-top baptizado Grand Large, que não será produzido de imediato devido a falta de rigidez, a sua produção apenas acontece em 1954.
Os Simca Sport recebem importantes modificações, com uma nova carroceria monocoque, com uma linha mais elegante e um interior mais luminosos.
Em 17 Março de 1953 é produzido o Aronde nº100000 na fábrica de Nanterre, o qual foi a sorteio sendo um funcionário da fábrica o vencedor.
Em Setembro do mesmo ano um Simca 9 Aronde no circuito de Montlhéry tenta o recorde "100000 a 100". Este Simca consegue fazer 116ooo km à média de 107,o7 km/h, o que lhe permite bater 37 recordes internacionais na categoria dos 1100 cm3 a 1500 cm3.
O Aronde dará ainda origem a uma pick-up fabricado pelo Facel-Métalon, este modelo será equipado com um motor de 37 cv

O ano de 1954 é o ano mais importante para a história industrial da Simca em França, pois é o ano em que compra os activos da Ford S.A.F. (filial da Ford em França). Ao comprar a Ford S.A.F fica com o control da fábrica ultramoderna de Poissy. No seguimento da compra a Simca aproveita o motor V8 (2351 cm3 com 80 cv) e de toda a gama Ford Vedette ...

As propostas comercias da Simca aumentam com a chegada dos modelos Vedette V8 (Trianon, Versailles e Régence), sem esquecer os fantásticos Coupé's fabricados por Facel-Métalon: o Comète V8 e o Monté-Carlo V8.
Em Outubro de 1955 a Simca desvenda a sua nova gama Aronde denominada Aronde 1300 "type 90A) e que recebe o novo motor denominado Flash o qual possui um cilindrada de 1290 cm3 e debita 48 cv. Este nova gama é composta pelo Deluxe, L'Elysée, L'Intendante, Grand Large, Messagère, Commerciale e Châtelaine.Os utilitários recebem a versão do motor Flash de apenas 45 cv. Os Simca 9 Sport passa a ser Coupé de Ville (Coupé) e sobretudo o Week.End (Cabriolet) equipado com o motor Flash Spécial de 57 cv, este novo motor equipa tambem um novo carro muito luxuoso da gama Aronde, o Rue de la Paix.
Ainda em 1955 no Salão de Paris de 1955, a carrinha da gama Vedette, denominada Marly é apresentada ao publico, é a única carrinha luxuosa fabricada em France nesta época, e inicia de imediato a sua produção.
Em 1956 as vendas do Aronde 1300 aumentam muito conseguindo atingir o seu objectivo, que era concorrer com o novo Peugeot 403. Nesse ano vendem-se 179086 veículos dos quais 133105 são Aronde 1300.
Em 1957 aparece outro modelo, L'Elisée-Matignon que é a versão de 4 portas do Rue de la Paix. Mas este ano significa uma queda nas vendas dos modelos V8 (devido a crise de Suez); a Simca devia ter reagido rápidamente com a renovação da gama V8, mas em vez disso decidiram que o disign dos modelos V8 ainda servia e optaram por colocar o motor do Aronde numa carroceria V8 (Trianon) dando origem ao modelo Ariane, um carro espaçoso e económico. A sua produção começou em 27 Avril de 1957 e neste mesmo ano foram produzidos 14703 unidades.
Este ano também é o ano dos recordes para a Simca: no dia 9 de Avril no circuito de Montlhéry um Aronde "Vert Bretagne" (nº538080)começa a rodar e só para no dia 16 Maio batendo 28 recosdes internacionais e 14 recordes do mundo.
O primeiro modelo a beneficiar destes recordes foi uma nova versão baptizada Montlhéry, apresentada no salão de Paris em 1957, estava equipado com o motor Flash de 57 cv, substituindo o modelo L'Elysée-Matignon, enquanto o Rue de la Paix foi substituído pelo Grand Large Spécial.
A gama Vedette em 1957 sofre uma profunda remodelação estética, sendo composta por:
-O Beaulieu (substitui o Versailles)
-O Chambord (substitui o Régence)
-A carrinha Marly II

Em Agosto de 1958 é a vez de renovar a gama Aronde 1300 dando o lugar a gama P60 que é composta pelos:
-L'Élysée
-Grand Large
-Monaco
-Montlhéry
Apenas os utilitários Deluxe não adoptam o novo design, dividindo-se em 2 modelos o Deluxe 6 com um novo motor Flash de 1090 cm3 e o Super Deluxe.
Em 1958 a Simca compra a marca Talbot; os Coupé's 2,5 com motor V8 BMW de 120 CV serão substituídos por Coupé's equipados com motor V8 do Vedette que viu a sua potência aumentar para 95 Cv. As vendas não param de diminuir, e a sua fabricação acaba. O nome Talbot apenas voltará a ressurgir nos finais de 1970.
Mas 1958 é um ano chave para a marca, pois é a entrada da Chrysler no seu capital, comprando 15 % do capital detido pela Ford desde 1954 e 10% do capital da própria Simca, ou seja um total de 25%. Sendo apenas o inicio de tudo o que veio a acontecer a Simca....
No ano de 1959 não apresentou grandes novidades como havia sucedido em 1958, mas foi um ano de grande produção, saindo das fabricas 235371 veículos o que representa um aumento de 14% em relação ao ano anterior. Destes 235371 veículos, 101801 são exportados dos quais 42900 para os Estados unidos (+ 45% em relação a 1958).
Em Agosto é apresentado o substituto dos Deluxe e Super Deluxe, designando-se por L'Etoile.


1960-1970

Na Primavera de 1960 o Ariane tenta bater vários recordes no circuito de Miramas, para promover o novo motor Rush: equipado com este novo motor Rush Super de 62 Cv o Ariane vai percorrer 200000 km em 1920 horas batendo assim 57 recordes do mundo e outor tantos internacionais (este carro pode ser visto no museu C.A.A.P.Y).
O Beaulieu deixa de ser vendido em Julho. No final do mês de Agosto alguns jornalistas são convidados a St-Malo para conhecerem o novo Chambord
Para aproveitar a publicidade dos novos recordes , a Simca decide em Outubro de 1960 alterar as designações da gama Ariane:
-Ariane Miramas, que recebe o motor Rush de 62 Cv que lhe permite atingir uma velocidade de 125 km/h
-Ariane Miramas Super Luxe
-Ariane Miramas Super Confort

Neste mesmo ano são suprimidos os modelos Ariane 8 e Vedette V8, de modo a prepara a linha de montagem do futuro êxito da marca o Chambord, mas a produção deste modelo continuará no Brazil. A simca deixa de produzir modelos equipados com motor V8...
No ano de 1962 o grande acontecimento para a Simca foi a apresentação no Salão de Paris do Simca 1000, entrando ainda neste ano em produção. Com o motor de 994 cm3 e 52 Cv colocado na traseira, pretende rivalizar directamente com o Renault Dauphine, apresentando um estilo muito quadrado o que era moda nesta época. De inicio apenas está disponivel um nivel de equipamento, mas em Outubro de 1962 aparece a 1000 GL (Grand Luxe) com o motor de 52 Cv. Em Dezembro chega o 900 (entrada de gama) com o motor de 44 Cv, aparecendo ainda uma versão Coupé do Simca 1000 designado simplesmente Coupé 1000, era fabricado pela Bertone e equipado com o motor do GL, este carro mais elitista e desportivo terá grande sucesso até 1967, onde será substituido por um modelo que terá aquilo que lhe faltou a este Coupé 1000 para ser um sucesso ainda maior; um motor mais potente.
Dezembro de 1962 poem fim a uma cooperação entre a Simca e a Facel acabando com a produçao do Plei-Ciel e do Océane.
Em janeiro de 1963, Chrysler torna-se o principal accionista com 63% do capital da Simca. Em 22 de Maio deste ano acaba a produção do Aronde tendo sido produzidos 1274819 veículos entre 1951 e 1963.
Em 31 de Maio Henri Théodore Pigozzi deixa a presidência da marca e quem ocupa o seu lugar é George Hereil.
Em Avril acaba a produção do Ariane com um total de 129058 exemplares contruídos entre 1957 e 1963.
O Aronde deu lugar ao Simca 1300 com motor Rush Super de 1290 cm3 e 62 Cv, atingindo uma velocidade de 132 km/h e nivel de equipamento GL. Em Setembro chega o 1500 com travões de disco a frente e um motor totalmente novo (1475 cm3 e 81 Cv, atingindo os 146 km/h), esta versão distingue-se da 1300 em alguns pormenores tais como, a grelha frontal e os parachoques diferentes, o tablier coberto de Skaï, conta quilometros com graduação até 180 km/h, contador parcial, um indicador de temperatura da água, etc...
Em 1964 serão produzidos 169857 unidades do 1300/15000. Em Outubro deste ano aparece a versão 1500 GL e mais tarde o carrinha 1500.
Henri Théodore Pigozzi "l'homme Simca" fundador da marca morre em 18 de Novembro de 1964.

Em Outubro de 1966 a Simca procede a renovação da gama 1300/1500 adoptando a designação de 1301/1501 e ealguns pormenores estilisticos diferentes, enquanto que a parte mecânica se mantem igual. Em relação ao nivel de equipamento temos a versão L, Ls, Gl, GLS, sem esquecer a GLA (caixa automática Borg Warner) só disponível no modelo 1501. Neste mesmo ano o 1000 tambem recebe a caixa automática e un novo painel de instrumentos dando origem ao 1000 GLA.
Em Março de 1967 é apresentado a carrinha 1301 U com os painéis laterais em chapa ( U=utilitário). Em Junho é a vez do Coupé 1000 ser substituído pelo Coupé 1200 S, recebendo um novo motor de 1204 cm3 e 85 Cv, estava equipado com travões de disco nas quatro rodas.
Em Outubro de 1967 é lançado o Simca 1100, dando origem a uma gama completa desde 2 e 4 portas com acabamento Ls, Gl, GLs e ainda uma carrinha de 2 e 4 portas comercializada em 1968. Neste ano aparece uma versão especial do 1501, carro e carrinha com motor de 95 Cv e procede a uma renovação do 1000 que recebe uma nova direcção, alteração nos faróis traseiros que eram redondos passando a ser rectangulares e aparece o 1000 Special com motor de 118 cm3 e 50 Cv com uma aparência mais desportiva (novas jantes, conta rotações, faróis de nevoeiro, etc...). Na gama 1000 aparece ainda uma versão económica equipada com motor de 777 cm3 e 31 Cv com designação de Sim'4.


1970-1980

Em 1970 a Simca lança no meracdo um carro que irá marcar muitos pilotos e adeptos da marca; O Simca 1000 Rallye, este carro estava equipado com o motor de 1118 cm3 e 53 Cv, recebe um capot preto, bancos tipo "baquet" e um painel de instrumentos com os mostradores redondos, tudo isto para dar um ar desportivo ao carro, este modelo foi lançado para concorrer com o R8 Gordini. Em Avril aparece o novo 1100 Spécial de 2 e 4 portas, facilmente reconhecido através da sua grelha frontal integrando faróis de longo alcance, volante de 3 braços, escontos de cabeça a frente e sobretudo o motor de 1204 cm3 com uma potência de 75 Cv.
No dia 1 de Julho de 1970 a Simca torna-se Chrysler France, o que leverá a marca a falência... Em Setembro de 1970, Chrysler France lança as séries 160/180, compostas pelo Chrysler 160 (1639 cm3 e 80 Cv, para 155 Km/h), 160 Gt (182 cm3 e 97 Cv, para 169 km/h) e 180 ( 1812 cm3 e 97 Cv para 169 Km/h), todos estes modelos podiam receber uma caixa automática em opção. Eram carros típicos americanos o que fez com que fossem um fracasso de vendas na Europa.
Na primavera de 1972 o Simca 1000 Spécial recebe o motor de 1294 cm3 e 60 Cv e ao mesmo tempo é substituído o Simca Rallye pelo Simca Rallye I equipado com o mesmo motor do Spécial 1000 de 60 Cv.
Em Janeiro de 1973 apareco o novo modelo, 2 litros automático, com um motor de 1981 cm3 debitando 110 Cv, garantindo-lhe as mesmas perfomances do 180 com caixa manual. A gama Simca 1000 recebe o novo Simca Rallye II com 82 Cv com travo~es de disco nas 4 rodas e ainda o radiador colocado à frente.
Nessa época a marca começa a ser conhecida pela filosofia desportiva dos seus modelos, mas essa notoriedade vai ser abalada com o aumento do preço do barril de petróleo, os limites de velocidade impostos e a queda das exportações, ... O número de vendas baixa rápidamente e de forma perigosa... Os modelos 1000 e 1100 de baixa cilindrada são melhores face ao problema da época que os modelos 1301/1501 que tem imagem desportiva. A Simca é vitima da sua própria política de vendas da época, a marca é considerada politiccamente incorrecta devido aos seus argumentos de vendas se fundamentarem apenas na potência dos motores, na velocidade de ponta, ...
Vão ainda aparecer 2 novos modelos, o famoso 1100 TI com motor de 82 Cv e a carrinha 1100 Spécial. Em Março de 1975 é vez do 1301 Export de fazer a sua aparição, contruído sobre a base do 1301 Spécial tendo de série novos equipamentos como o tejadilho em vinil, pintura metalizada, desenbaciador no vidro traseiro, etc...
Em setembro de 1975 todos os modelos 1501 e 1301 Export são excluidos do catálogo da marca. A grande novidade foi a chegada dos 1307/1308, sendo a versão 1307 GLs o acesso a gama, com motor 1294 cm3 e 68 Cv, havia ainda o 1307 S que tinha um motor de 1294 cm3 e 82 Cv e por fim o 1308 GT que era o topo de gama e estava equipado com motor de 1442 cm3 e 85 Cv dispondo de um rádio de série, de limpa faróis, vidors eléctricos, etc foi um enorme sucesso de vendas. O carro foi eleito carro do ano e ganhou vários prémios em diferentes paises europeus com tudo isto no dia 2 de Avril de 1976 é contruído na fábrica de Poissy o exemplar 100000.
A gama Simca acolhe um novo modelo em Janeiro de 1976, o VF2 Pick-Up com motor de 50 Cv.
No inicio de 1978 é apresentado o novo modelo da gama 1000, o Rallye III, este nova versão herda o motor de 1294 cm3 equipado com 2 carburadores Weber 40 DCOE debitando 103 Cv, recebendo jantes mais largas e um kit de carroçaria é instalado. Esta versão apenas será comercializado numa cor o famoso "Branco Ibiza". Este vai ser o ultimo modelo da gama 1000 pois na Primavera acaba a sua produção com um total de 1940256 exemplares. Em Janeiro de 1978 é a vez dos GLX, Es e TI desaparecem do mercado. Ainda neste ano é apresentado o Horizon estando disponivel em 3 versões, o Ls, Gl e o GLs. Outra novidade é o Rancho, trata-se de uma camioneta ludica, produzida pela Matra que utiliza o chassi do Simca 1100. as estes novos modelos estavam praticamente condenados, pois a Chrysler precisava de dinheiro, acabando por vender a Chrysler France (Simca) à PSA, estando o destino da marca nas mãos do seu rival de sempre; a Peugeot.


1980-1986

O ano de 1980 vai ser um ano de grandes mudanças na história da marca, a Simca passa adoptar o nome de Talbot, talvez a Peugeot ainda tema o seu antigo rival e decide então resuscitar a Talbot que havia sido comprada pela Simca em 1958. Esta marca renasce 21 anos mais tarde, e desta vez com modelos diferentes daqueles que fabricava, com um caracter mais popular.
A gama 1307/1308 tranforma-se em 1510, com pequenos retoques na carroçaria. O Rancho divide-se em vários modelos Rancho, Rancho X, Rancho As e Rancho Grand Raid estando este ultimo mais preparado para enfrentar os caminhos mais duros.
Em Março chega um novo modelo o Talbot Solara, estando disponivel nas versões Ls, GL, GLS e Sx. Em fevereiro de 1981 aparece o Tagora nas versões GL e GLs, este carro representa o topo de gama da Talbot. O GL utiliza um motor de 2155 cm3 e 115 Cv, estando acoplado a uma caixa de 4 velocidades sendo uma versão de entrada de gama. O GLs tem o mesmo motor, mas está equipado com uma caixa de 5 velocidades, vidros eléctricos, direcção assistida e fecho centralizado, interior em veludo e 4 apoios de cabeça, um conta rotações, relógio digital e computador de bordo.
Para sbstituir o Sunbeam, a Talbot lança um novo modelo; o Samba, este modelo é contruído sobre a plataforma do Peugeot 104 Coupé mas alongado de 20 cm. A versão de base (Ls) está equipada com o motor de 1124 cm3 e 50 Cv, assim como o GL diferindo apenas o equipamento. A versão GLS surge em 1982 posicionando-se como o topo de gama, estava equipado com motor de 1360 cm3 e 72 Cv, e tinha caixa de 5 velocidades. Em maio do mesmo ano apareçe a versão descapotável (Cabriolet).
A produçaõ do Rancho acaba no final de 1983 com um total de 56457 exemplares produzidos, enquanto que os utilitários 1100 ainda serão fabricados até 1985 com um total de 2188737 veículos prduzidos de todas as versões existentes, a produçaõ do Horizon terminará em Junho de 1985 com 868839 exemplares com a marca Simca Chrysler/Talbot, mas sua produção continuará até 1990 nos Estados Unidos com a marca Dodge. A gama Samba acaba em 28 de Fevereiro de 1986 com 280000 veículos produzidos, enquanto o Solara termina em 30 de Junho de 1986 com 184976 exemplares, originando o fim da marca.
Eis entao que chegamos ao fim da história desta marca fantástica que foi a Simca. Pudemos seguir a fabulosa ascensão e depois a sua descida até ao inferno e consequente desaparecimento, percebemos como o seu fundador Henri Théodore Pigozzi consegui levar a ampresa ao sucesso e como o grupo Chrysler a destruiu. A Simca extinguisse no dia 30 de Junho de 1986

1 comentário:

  1. meu pae teve um em 1974 fortaleza ceara. eu tinha 11 anos. achava um espetaculo.

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